top of page

Por que eu preciso tanto da aprovação dos outros?

  • Foto do escritor: Rê Luz
    Rê Luz
  • 4 de mai.
  • 2 min de leitura

Você já se perguntou por que a opinião dos outros pode ter tanto poder sobre suas escolhas e sentimentos? Esse desejo profundo de ser aceito, reconhecido e validado é mais comum do que parece — e pode esconder questões emocionais que merecem ser olhadas com carinho e atenção.

ree

Desde a infância, somos ensinados a buscar aprovação. Primeiro dos pais, depois dos professores, dos colegas, da sociedade. Somos moldados para acreditar que “ser aceito” é sinal de valor pessoal. Sem perceber, crescemos com a ideia de que o amor e o pertencimento são conquistados por meio da performance e da adaptação, e não simplesmente por sermos quem somos.


Na psicanálise, entendemos que essa necessidade pode ser reflexo de um “eu” ferido, que não se sente suficiente por si mesmo. A falta de autoaceitação cria um vazio interno, que tentamos preencher com olhares e aplausos externos. O problema é que, enquanto buscamos essa validação fora, continuamos desconectados da nossa própria essência.


A boa notícia é que é possível ressignificar essa relação com o olhar do outro. O primeiro passo é desenvolver o autoconhecimento: reconhecer nossas feridas emocionais, acolher nossas vulnerabilidades e fortalecer a autoestima de dentro para fora. Quando nos sentimos inteiros, a opinião alheia perde o poder de definir quem somos.


Lembre-se: a aprovação mais importante que você pode conquistar é a sua própria.

Olhar para si com gentileza, aceitar suas imperfeições e honrar a sua história é um ato de liberdade. É assim que, aos poucos, a necessidade de aprovação externa se transforma em autoamor.


E você, está pronto para se libertar do peso da aprovação dos outros e começar a viver para si?


Rê Luz


@reluz.terapias.energeticas

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page