top of page
  • reluzterapiasenerg

Todos nós fomos feridos!

Todos nós já vivenciamos algum tipo de trauma mas é importante esclarecer que trauma não necessariamente precisa ser algo extremo como por exemplo, ser um sobrevivente de guerra ou ter sido abusado fisicamente.

Trauma é o nome que damos a todas as experiências que desencadearam emoções desconfortáveis e intensas, situações que nos fizeram sentir indefesos e que não soubemos lidar com a sobrecarga emocional que fomos acometidos.

Então, simplesmente suprimimos tal experiência e jogamos nas profundezas do nosso subconsciente.

Fazemos isso como uma forma de autoproteção: isolamos nos porões da nossa mente subconsciente, tudo aquilo que não soubemos como lidar e processar.

Lá é o local onde depositamos todas as nossas experiências traumáticas que ainda permanecem sem resolução.



Muitas dessas experiências emocionalmente desafiadoras que vivenciamos, ocorrem em nossa infância.

É quase impossível alguém não ter experienciado algum tipo de abandono, negligência e rejeição – todos nós fomos feridos de alguma forma!

Muitas pessoas não tem a mínima idéia de que as causas dos seus sintomas atuais (por exemplo, ansiedade, baixa autoestima, sentimento de insuficiência, rejeição), estão profundamente conectadas a certas experiências traumáticas que vivenciaram na infância.

Portanto, não são as situações do presente que estão lhe causando esses sentimentos desconfortáveis que sempre parecem se repetir no seu dia a dia – a presença de tais sentimentos negativos são indicações de traumas emocionais que ainda permanecem presos dentro de você.

Toda vez que você experienciou um momento de stress e sobrecarga emocional, você produziu dentro de si uma porção de “energia traumática”. Todas essas experiências traumáticas que vivenciamos ao longo do nosso crescimento, formaram um aglomerado de energias de dor e sofrimento, que conhecemos como sombra.

A sombra nada mais é do que toda a dor emocional que foi jogada no subconsciente.

O objetivo principal das terapias como por exemplo, a psicanálise, a hipnoterapia entre outras, é trazer os aspectos da sombra para o consciente através de técnicas eficientes para que possamos transmutar a parte sombria (energias negativas suprimidas) em luz (energias positivas).

A minha intenção como terapeuta integrativa, é fazer com que essas energias traumáticas que depositamos em nosso subconsciente, venham para cima, subam para a superfície da nossa mente consciente para que possamos processá-las e soltá-las.


“Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você irá chamá-lo de destino”. Carl Jung

 

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page